Olá leitor, hoje vamos tratar sobre a sua segurança no ambiente digital, como forma de autenticação afim de demonstrar que você realizou determinada atividade na internet, nesse sentido foram criados dois mecanismos de proteção a assinatura digital e o certificado digital, vamos conhecer ao longo desse artigo as suas principais diferenças.

Certificado digital | Wake Up Cobranças

ASSINATURA DIGITAL CERTIFICADO DIGITAL
Mecanismo de verificação em documentos, mensagens ou transações digitais para dar autenticidade. Garante ao destinatário que não houve alteração por terceiros de determinada informação. Uma espécie de identidade virtual, comprova a idoneidade de uma pessoa dentro do ambiente digital, deve ser gerado por autoridade conhecidas. Garante a verificação da identidade de seu proprietário.
Atesta a data e hora é uma espécie de carimbo que traz validade lega. Atesta a identidade de quem emite o documento com informações pessoais e jurídicas.
A assinatura digital protege de violações no documento. O certificado digital aumenta a confiabilidade de um site.
Valida autenticidade e integridade de uma mensagem, softwaew ou documento digital. Emitido por um terceiro confiável comprova a identidade do remetente ao destinatário.
Utilizada para assinar documentos. Utilizado para garantir a troca de informações pela internet.
Visa a segurança no ambiente online Visa a segurança no ambiente online
Verifica a identidade de uma pessoa que está enviando um documento. Estabelece a legitimidade ou propriedade de uma plataforma online como um e-mail ou um site.
Obtido através de uma agência de segurança on-line ou autoridade emissora. Obtido por meio de autoridade de certificação.
Protege os direitos do destinatário do documento, impedindo alterações. Protege as pessoas que realizam transações on-line contra-ataques cibernéticos.  

certificação digital | Wake UP Cobranças

Dessa forma, a assinatura digital possui uma abrangência menor porque ela valida documentos, não tendo autonomia para atuar na verificação de um site, ela diz a data e quem fez determinada ação. Está sendo propagada no ambiente virtual porque diversos setores deixaram de lado a utilização do papel como forma de preservação ambiental. Assim a assinatura digital ajuda a estabelecer:

Autenticidade: verifica se o conteúdo do documento ao qual está anexado não é violado pelo destinatário.

Integridade: verifica se o remetente e o destinatário recebem o mesmo documento contendo os mesmos dados com integridade.

Não repúdio: impede o assinante de negar ou não repudiar a assinatura do documento posteriormente.


Recupera Plus - Transformando dívidas em recomeços

Segurança para transações financeiras: as assinaturas digitais podem garantir ao destinatário que a mensagem realmente foi enviada pelo remetente correto.

Enquanto o certificado digital só pode ser emitido por quem tem competência para fazê-lo, geralmente ligado a uma organização governamental como exemplo temos os advogados que precisam de um certificado digital para protocolar e assinar suas petições, ter acesso aos processos digitais, e dentro do certificado digital eles podem realizar a assinatura digital, ou seja, o certificado digital é o macro enquanto a assinatura é micro.


Descubra como empresário do mundo digital estão reduzindo a inadimplência gradativamente com essa ferramenta.


Assim, ele serve como uma identidade eletrônica de uma pessoa ou uma empresa e serve basicamente como uma carteira de identidade virtual. Benefícios do certificado digital: 

Garante que o fluxo de dados entre o remetente e o destinatário seja inviolável.

Garante maior segurança para empresas que trabalham com vendas online.

Permite que o destinatário pode verifique a legitimidade das informações pesquisando a propriedade do remetente.

Confira mais matérias relevantes acessando nosso blog. Qualquer dúvida estamos à disposição!

 815 Pessoas Leram este Artigo,  2 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *