Os impactos da pandemia podem ser encontrados nas mais diversas realidades, dentre eles na educação pública. A realidade de um ensino a distância tem sido implementada ao longo de anos e apresentou um nível de crescimento exponencial graças a propagação da internet e dos meios de acesso desse tipo de aluno, porém diversos pontos negativos são levantados dentro dessa realidade de aprendizagem.  

As aulas virtuais começaram a ser implementadas em todo o país para as escolas públicas, porém, a realidade de acesso dos alunos a esse conteúdo pela falta de internet de qualidade tem dificultado o acesso à educação. Principalmente porque os alunos que fazem parte do ensino público são pessoas que não conseguem arcar com as despesas de uma educação privada e em diversos municípios principalmente aqueles em que a economia é gerada no campo o acesso torna-se inviável.

Aulas Virtuais em Minas Gerais - Wake Up Cobranças

Em Minas Gerais assim como em outros estados a rede pública de ensino passou a transmitir as aulas através do canal estatal. Entretanto, o problema não está resolvido porque muitos alunos não tem uma internet boa e nem mesmo o sinal da TV estatal que irá transmitir as aulas durante a semana, ocasionando aos alunos a perca do aprendizado.

Apesar da realidade ser diferente do que se espera através da educação à distância as matérias recentemente divulgadas sobre as aulas virtuais apresentam aspectos positivos, sobretudo no quesito acessibilidade. Lado outro, devemos compreender que assim como existe uma dificuldade de acesso aos meios digitais por parte de alguns alunos, em cada série de ensino temos uma dificuldade diferente.

Na educação infantil, concernente a alfabetização dos alunos diversas mães e pais não tem conseguindo aplicar os mecanismos pedagógicos necessários para promover a educação, tendo em vista a idade de seus filhos e a falta de um ambiente adequado para promoção da aprendizagem, e apesar das disciplinas estarem sendo ministradas por vídeos e as atividades serem enviadas previamente para os telefones das mães e pais, tudo isso gera um custo diário para os pais que não podem imprimir todas as atividades e pior não conseguem auxiliar seus filhos no aprendizado.

Já na educação concernente ao ensino fundamental os professores buscam realizar transmissões diárias nos horários de aula, esbarrando na questão da acessibilidade onde exige-se um isolamento social que precisa ser quebrado para que alguns alunos tenham acesso as aulas, voltando então a questão da realidade da maior parte dos alunos que não possui internet em casa, apesar de parecer uma realidade distante para algumas pessoas a falta de internet e de meios de sobrevivência com dignidade é uma realidade em nosso país.

E na educação do ensino médio, principalmente os alunos de municípios pequenos e predominantemente rurais as escolas buscam se mobilizar para atendê-los com materiais impressos de forma a auxiliá-los a estudar para o Enem e outros vestibulares, mas, restam prejudicados pela falta de suporte pedagógico acadêmico e explicação de seus conteúdos.

Professor dando Aulas - Wake Up Cobranças

Assim, compreender as necessidades do próximo é fundamental para que possamos cobrar através dos meios que temos disponíveis um acesso à educação amplo. De fato, ninguém aguardou que uma pandemia mundial atingisse a educação e outros aspectos do país, mas, podemos cobrar através das redes sociais os governantes para que invistam em infraestrutura escolar de modo a compreender esses alunos que não tem acesso à educação em decorrência da falta de internet e meios econômicos.

Gostou do Artigo? Sugira novas matérias nos comentários e participe da nossa comunidade.

 1,066 Pessoas Leram este Artigo,  4 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *