Olá leitor, hoje vamos tratar sobre a cobrança para pessoas que são nossas amigos e clientes.
Se a relação de cobrança com um devedor já complicada que dirá a cobrança de um amigo cliente, é difícil estabelecer um limite entre negócios e amizade, porém isso é necessário.
Até por que você sabe que no início do negócio os principais clientes são amigos e a venda a prazo acaba sendo uma opção inegável, vamos ver algumas dicas de como proceder nesses casos.
NÃO TENHA VERGONHA DE COBRAR
Um dos principais erros é o medo de cobrar, da relação se abalar, porém, a transparência é a melhor opção para te levar ao recebimento. A cobrança educada deve ser um padrão para o negócio, então com amigos clientes que tal tentarmos a mesma cordialidade?
Vejamos um exemplo:
Boa Tarde Júlia, como está? Eu estou fazendo um levantamento dos débitos da empresa e vi aqui que sua conta ainda está em aberto, você pode confirmar para mim por favor? Caso já tenha efetuado o pagamento e puder me enviar o comprovante vou anexar aqui na sua pasta!
Perceba, que a abordagem busca efetuar uma cobrança, ainda que você saiba que débito está em aberto abordagens como aqui no meu sistema ainda consta em aberto, se você já efetuou o pagamento me envie o comprovante auxiliam no momento de não constranger seu amigo cliente.
O QUE NÃO FAZER DURANTE A COBRANÇA?
Se uma abordagem sincera e direta é a melhor opção, vejamos quais os tipos de abordagens são extremamente prejudiciais tanto para o negócio quanto para sua amizade.
Não realize ameaças, isso porque ameaçar, falar em processo é uma espécie de chantagem que tira a credibilidade do seu negócio.
Isso porque apesar de existirem de fato clientes caloteiros a maior parte realmente esqueceu, não tem condições naquele momento, é justamente por isso que ofertar medidas de parcelamento e ter uma conversa clara é sempre a melhor solução.
Não realize cobranças em horários absurdos, pense que seu amigo também é seu cliente e se posturas inadequadas na cobrança geram consequências catastróficas para clientes comuns, que dirá entre um cliente amigo.
Em hipótese alguma cobre-o em momento inadequados, ligações noturnas, finais de semana, certamente haverá um desgaste e isso pode inclusive te gerar um bloqueio pelas mídias sociais.
TENHA CUIDADO COM SUA LINGUAGEM
Tenha bastante atenção a sua postura linguística e evite fazer movimentos que demonstrem nervosismo. Afinal, as linguagens corporais e escritas podem entregar o que a pessoa sente em várias situações.
Mostre que você é uma pessoa controlada e que tem total domínio da situação, mantenha-se amigável e com educação, a forma como você trata e cobra define não apenas o recebimento da dívida, mas, também garante um retorno positivo para sua loja.
Seja sempre prestativo e amigável com o devedor, seja ele um cliente amigo, familiar ou apenas cliente. Converse com ele de forma harmoniosa e trate-o como um verdadeiro amigo.
Assim, quando for cobrar a dívida, poderá discutir sobre o tema sem medo, pois ele se mostrará à disposição. Tente entender qual o motivo para a demora ou recusa em pagar os débitos. Assim vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para ambos os lados.
Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.
Nos vemos nos próximos artigos.
3,970 Pessoas Leram este Artigo, 22 Visualizações Hoje
1 comentário
Por que cobrança é importante ? | Veja mais aqui | Wake Up Blog · Janeiro 5, 2021 às 5:09 pm
[…] preferem até mesmo perdoar ou esquecer a dívida, tudo isso para não passar pelo constrangimento de ter que falar com o cliente […]