Olá leitor, hoje vamos tratar sobre a cobrança para pessoas que são nossas amigos e clientes.

Se a relação de cobrança com um devedor já complicada que dirá a cobrança de um amigo cliente, é difícil estabelecer um limite entre negócios e amizade, porém isso é necessário.

Até por que você sabe que no início do negócio os principais clientes são amigos e a venda a prazo acaba sendo uma opção inegável, vamos ver algumas dicas de como proceder nesses casos.

Cliente amigo | Wake Up Cobranças

NÃO TENHA VERGONHA DE COBRAR

Um dos principais erros é o medo de cobrar, da relação se abalar, porém, a transparência é a melhor opção para te levar ao recebimento.  A cobrança educada deve ser um padrão para o negócio, então com amigos clientes que tal tentarmos a mesma cordialidade?

Vejamos um exemplo:

Boa Tarde Júlia, como está? Eu estou fazendo um levantamento dos débitos da empresa e vi aqui que sua conta ainda está em aberto, você pode confirmar para mim por favor? Caso já tenha efetuado o pagamento e puder me enviar o comprovante vou anexar aqui na sua pasta!

Recupera Plus - Transformando Dívidas em Recomeços | Wake Up Cobranças

Perceba, que a abordagem busca efetuar uma cobrança, ainda que você saiba que débito está em aberto abordagens como aqui no meu sistema ainda consta em aberto, se você já efetuou o pagamento me envie o comprovante auxiliam no momento de não constranger seu amigo cliente.

O QUE NÃO FAZER DURANTE A COBRANÇA?

Se uma abordagem sincera e direta é a melhor opção, vejamos quais os tipos de abordagens são extremamente prejudiciais tanto para o negócio quanto para sua amizade.

Não realize ameaças, isso porque ameaçar, falar em processo é uma espécie de chantagem que tira a credibilidade do seu negócio.

Isso porque apesar de existirem de fato clientes caloteiros a maior parte realmente esqueceu, não tem condições naquele momento, é justamente por isso que ofertar medidas de parcelamento e ter uma conversa clara é sempre a melhor solução.

Não realize cobranças em horários absurdos, pense que seu amigo também é seu cliente e se posturas inadequadas na cobrança geram consequências catastróficas para clientes comuns, que dirá entre um cliente amigo.

Em hipótese alguma cobre-o em momento inadequados, ligações noturnas, finais de semana, certamente haverá um desgaste e isso pode inclusive te gerar um bloqueio pelas mídias sociais.

TENHA CUIDADO COM SUA LINGUAGEM

Tenha bastante atenção a sua postura linguística e evite fazer movimentos que demonstrem nervosismo. Afinal, as linguagens corporais e escritas podem entregar o que a pessoa sente em várias situações.

Mostre que você é uma pessoa controlada e que tem total domínio da situação, mantenha-se amigável e com educação, a forma como você trata e cobra define não apenas o recebimento da dívida, mas, também garante um retorno positivo para sua loja.

Cliente amigo | Wake Up Cobranças

Seja sempre prestativo e amigável com o devedor, seja ele um cliente amigo, familiar ou apenas cliente. Converse com ele de forma harmoniosa e trate-o como um verdadeiro amigo.

Assim, quando for cobrar a dívida, poderá discutir sobre o tema sem medo, pois ele se mostrará à disposição. Tente entender qual o motivo para a demora ou recusa em pagar os débitos. Assim vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para ambos os lados.

Gostou do artigo? Deixe seu comentário abaixo.
Nos vemos nos próximos artigos.

 7,649 Pessoas Leram este Artigo,  25 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

1 comentário

Por que cobrança é importante ? | Veja mais aqui | Wake Up Blog · Janeiro 5, 2021 às 5:09 pm

[…] preferem até mesmo perdoar ou esquecer a dívida, tudo isso para não passar pelo constrangimento de ter que falar com o cliente […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *