Olá leitor, hoje vamos tratar sobre a cobrança para pessoas que são nossas amigos e clientes.

Se a relação de cobrança com um devedor já complicada que dirá a cobrança de um amigo cliente, é difícil estabelecer um limite entre negócios e amizade, porém isso é necessário.

Até por que você sabe que no início do negócio os principais clientes são amigos e a venda a prazo acaba sendo uma opção inegável, vamos ver algumas dicas de como proceder nesses casos.

Cliente amigo | Wake Up Cobranças

NÃO TENHA VERGONHA DE COBRAR

Um dos principais erros é o medo de cobrar, da relação se abalar, porém, a transparência é a melhor opção para te levar ao recebimento.  A cobrança educada deve ser um padrão para o negócio, então com amigos clientes que tal tentarmos a mesma cordialidade?

Vejamos um exemplo:

Boa Tarde Júlia, como está? Eu estou fazendo um levantamento dos débitos da empresa e vi aqui que sua conta ainda está em aberto, você pode confirmar para mim por favor? Caso já tenha efetuado o pagamento e puder me enviar o comprovante vou anexar aqui na sua pasta!

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Perceba, que a abordagem busca efetuar uma cobrança, ainda que você saiba que débito está em aberto abordagens como aqui no meu sistema ainda consta em aberto, se você já efetuou o pagamento me envie o comprovante auxiliam no momento de não constranger seu amigo cliente.

O QUE NÃO FAZER DURANTE A COBRANÇA?

Se uma abordagem sincera e direta é a melhor opção, vejamos quais os tipos de abordagens são extremamente prejudiciais tanto para o negócio quanto para sua amizade.

Não realize ameaças, isso porque ameaçar, falar em processo é uma espécie de chantagem que tira a credibilidade do seu negócio.

Isso porque apesar de existirem de fato clientes caloteiros a maior parte realmente esqueceu, não tem condições naquele momento, é justamente por isso que ofertar medidas de parcelamento e ter uma conversa clara é sempre a melhor solução.

Não realize cobranças em horários absurdos, pense que seu amigo também é seu cliente e se posturas inadequadas na cobrança geram consequências catastróficas para clientes comuns, que dirá entre um cliente amigo.

Em hipótese alguma cobre-o em momento inadequados, ligações noturnas, finais de semana, certamente haverá um desgaste e isso pode inclusive te gerar um bloqueio pelas mídias sociais.

TENHA CUIDADO COM SUA LINGUAGEM

Tenha bastante atenção a sua postura linguística e evite fazer movimentos que demonstrem nervosismo. Afinal, as linguagens corporais e escritas podem entregar o que a pessoa sente em várias situações.

Mostre que você é uma pessoa controlada e que tem total domínio da situação, mantenha-se amigável e com educação, a forma como você trata e cobra define não apenas o recebimento da dívida, mas, também garante um retorno positivo para sua loja.

Cliente amigo | Wake Up Cobranças

Seja sempre prestativo e amigável com o devedor, seja ele um cliente amigo, familiar ou apenas cliente. Converse com ele de forma harmoniosa e trate-o como um verdadeiro amigo.

Assim, quando for cobrar a dívida, poderá discutir sobre o tema sem medo, pois ele se mostrará à disposição. Tente entender qual o motivo para a demora ou recusa em pagar os débitos. Assim vocês poderão entrar em um consenso e encontrar uma solução benéfica para ambos os lados.

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Nos vemos nos próximos artigos.

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

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