Olá leitor, hoje vamos tratar sobre os perfis mais encontrados de inadimplentes na relação de consumo (cliente devedor). Isso porque diversos fatores precisam ser avaliados como índice de desemprego do país, perfil do cliente, localidade, projeção e qualidade de vida de determinada região.

Na realidade traremos 4 perfis bastante específicos para que tenhamos um conhecimento sobre o tema.

Clientes devedores | Wake Up Cobranças
Clientes devedores | Wake Up Cobranças

Segundo um estudo realizado pela Serasa Experian em maio de 2020 cerca de 19,4% dos inadimplentes têm entre 41 e 50 anos, com baixo poder aquisitivo, com uma média de um a dois salários mínimos.

Com a alta taxa de desemprego que ocorreu tanto pela própria situação do mercado de trabalho, quanto pela Crise ocasionada pelo Covid19 refletiu-se diretamente no setor de cobranças, sendo um dos principais motivos para o aumento da taxa de inadimplência do País.

Ao longo dos artigos que publicamos semanalmente temos oferecido a vocês conteúdos que trazem aspectos pontuais sobre os tipos de cobrança, como fortalecer a relação com seu cliente, como cobrar amigos e outros tipos.

Segundo uma pesquisa publicada pelo Brasil Econômico, mudar a tática de cobrança evita que hajam quebras de relacionamento entre a empresa e o cliente devedor.

Devemos levar em consideração que uma pessoa não é inadimplente, ela ESTÁ inadimplente e quanto maior for a sua abrangência, estratégia marketing e respeito pelo seu cliente devedor, melhor será.

Ainda que hoje ele esteja como um inadimplente quando essa situação mudar, pela sua forma de atendimento, você terá um perfil consolidado de cliente que compra as suas mercadorias.  Vamos conhecer quatro perfis de pessoas que estão inadimplentes no mercado:

1- DEVEDOR VICIADO

Dentre os perfis que serão apresentados o devedor viciado apesar de ter problemas no pagamento ele não necessariamente passa por problemas financeiros, mas por falta de organização ou de forma inconsciente ele atrasa seus pagamentos.

Com esse perfil as negociações e renegociações são constantes e geralmente após uma primeira abordagem de cobrança ele negocia sem problemas. De acordo com o Perfil do Inadimplente e Dívidas do Brasil, certos hábitos de consumo também favorecem a inadimplência: dentre os 9,6% que alegaram falta de controle financeiro/falta de planejamento no orçamento, somados aos 4,0% que conseguiram crédito fácil e gastaram mais do que podiam. Este é o primeiro tipo de cliente devedor

A pesquisa indica que o principal motivo que gerou a dívida em atraso está relacionado às compras feitas por impulso.

2- DEVEDOR OCASIONAL

Este perfil de devedor é organizado e busca colocar suas contas em ordem, porém por aspectos pontuais ou por imprevistos ele tende a dar prioridade na sua ordem de débitos.

Vale ressaltar que nesse momento de crise esse perfil ganhou cada vez mais abrangência, isso porque as pessoas começaram a atrasar seus débitos não por negligência ou vício, mas sim porque precisavam traçar prioridades essenciais.

Dentro de uma análise de perfil de inadimplência esse devedor deve ser abordado de forma específica porque sua reação ao ser cobrado é injustiça, humilhação porque ele tem o costume de honrar seus compromissos, então a abordagem com esse tipo de cliente deve ser bastante cuidadosa evitando-se exageros para que não se perca esse cliente. Este é o segundo tipo de cliente devedor.

Clientes devedores | Wake Up Cobranças
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3- DEVEDOR NEGLIGENTE

Um perfil bastante comum de devedor, ele não possui uma organização ou controle de sua vida financeira, mas, se lembrado em tempo hábil ele consegue quitar seus débitos isso porque o principal motivo de atrasos é o esquecimento da dívida, ou ainda uma confusão no seu processo de planejamento e organização.

Com esse perfil de devedor é possível estabelecer uma relação de consumo válida porque se ele possui informações sólidas sobre a relação de consumo e com os devidos lembretes e ele consegue honrar sua dívida. Este é o terceiro tipo de cliente devedor.

4- MAU PAGADOR

Segundo a pesquisa realizada pelo Brasil Econômico o mau pagador é considerado o perfil mais complicado para se receber e estabelecer um relacionamento, isso porque essas pessoas estão acostumadas a receber cobranças e eles não buscam dar prioridade ao pagamento de seus débitos, esse tipo de devedor possui restrição nos programas de proteções de crédito geralmente com valores altos e por um longo período.

A abordagem a ser utilizada com esse devedor deve ser uma postura firme, e na maior parte dos casos é necessário a interferência através dos meios legais para que não se perca o valor dessa dívida. Este é o quarto tipo de cliente devedor.

Finalizando….

 Assim, combate ao endividamento exige uma boa política de cobrança, rigorosa avaliação de crédito, e profissionais que possibilitem suporte, fazendo com que o relacionamento de empresa e clientes temporariamente inadimplentes não desmorone.

Aguardamos você no próximo artigo e nos deixe sugestões!!!

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

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