Olá leitor, hoje vamos tratar sobre: consultando de cheques. Apesar de em muitos lugares ter sido popularizada a utilização de cartões de crédito, débito, o sistema de crediário, ainda existem estabelecimentos que aceitam cheques como forma de pagamento.

Um dos principais problemas enfrentados pelos estabelecimentos que aceitam cheques é a falsificação das folhas de cheque, apesar de ter diminuído a utilização dessa cédula no mercado, esse golpe tornou-se uma prática comum.
Por isso é importante, reforçar os mecanismos de defesa de seu empreendimento e verificar a validade do cheque.

Cheque | Wake Up Cobranças
Cheque | Wake Up Cobranças

Com essa finalidade foi criada uma ferramenta gratuita pela FEBRABAN (Fundação Brasileira de Bancos) o Cheque Legal. Essa é uma modalidade de serviço que possibilita a consulta gratuita de uma cédula de cheque. Acessando ao site: https://www.chequelegal.com.br/. Qualquer pessoa pode realizar uma consulta, basta informar:

  1. CPF do emissor do cheque;
  2. Código CMC7 (que fica no rodapé do cheque);
  3. CPF de quem está descontando ou cheque;

Assim, apenas com esses dados será o site verificará a existência da cédula de cheque no sistema do BACEN, bem como apresentará opções pertinentes a este serviço, seguem, algumas notificações que podem aparecer:

  1. Cheque enviado ao domicílio do correntista cujo desbloqueio não tenha sido realizado;
  2. Cheque sustado;
  3. Cheque objeto de sustação ou revogação em caráter provisório não expirada e ainda não confirmada;
  4. Cheque furtado, roubado, extraviado ou destruído durante o processo de compensação.

Essas são algumas notificações possíveis sobre a folha de cheque, assim você consegue se prevenir caso o cheque não esteja em condições de utilização.
Assim, todas as formas de proteção ao seu empreendimento devem ser estudadas e compreendidas. Se você conhece algum site de consulta e acha relevante a apresentação deste, deixe nos comentários, contamos com sua participação.

Esperamos que esse artigo tenha ajudado! Dúvidas nos conte aqui nos comentários! Até o próximo artigo!

 12,420 Pessoas Leram este Artigo,  14 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

1 comentário

PORQUE CONTRATAR UMA EMPRESA DE COBRANÇA? | Wake Up · Março 9, 2021 às 6:25 pm

[…] taxas de curto prazo dentro de um mês após a data de vencimento. O objetivo dessa abordagem é reter clientes e tentar fazer com que comprem novamente o mais rápido possível. Após esse período, se não […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *