Olá leitor, hoje vamos tratar sobre a declaração de imposto de renda que teve seu prazo estendido até 30 de junho de 2020. Diversos contribuintes não conseguem passar para um contador a responsabilidade de declarar o imposto de renda.

Nesse sentido, erros podem ser cometidos e resultar em divergências ou inconsistências no sistema, principalmente após a inclusão e mudança que ocorreram no portal. Porém, quando verificado o erro é necessária uma correção retificadora dessa declaração.

Errei | Imposto | Wake Up Cobranças

É importante realizar essa correção porque após o encerramento do prazo para declaração à Receita Federal dá início ao processo de cruzamento das informações que foram passadas pelo contribuinte junto as empresas, instituições bancárias, cartórios, para que cada informação prestada seja consistente com o valor declarado.

Esse processo resulta na malha fina para aqueles que omitem seus rendimentos e não incluem os gastos não dedutíveis, ou seja, não declaram todos os bens e gastos por não fazerem parte da categoria de bens dedutíveis.

O declarante é informado da inconsistência através da Receita Federal pelo portal e-CAC – Centro Virtual de Atendimento, onde é possível o declarante realizar o acompanhamento de sua declaração de imposto de renda.

É muito importante que você leitor compreenda que omitir dados da Receita Federal podem lhe trazer consequências pecuniárias, ou seja, será aplicada a você uma multa de 0,33% por dia de atraso sobre o imposto devido com limite de 20% do valor do imposto de renda.

Imposto de Renda

PASSO A PASSO PARA RETIFICAÇÃO DO IMPOSTO DE RENDA

1° Passo – Para dar início a retificação é preciso entrar no mesmo programa em que foi feita a declaração de imposto de renda 2020. IRPF2020 que precisa estar devidamente baixado em seu computador com as licenças ativadas.

2° Passo – a retificação do imposto de renda é feita com o número do recibo de entrega da declaração original, ou seja, aquela que necessita de alterações. Porém, caso o contribuinte já tenha feito alguma correção na declaração vigente, por exemplo de 2019, deve utilizar o número do recibo da retificação mais recente;

3° Passo – para fazer o processo de retificação o contribuinte deve acessar o mesmo programa da declaração original. Para dar início à retificação de IR, clique em “Abrir declaração” e selecione a declaração que você deseja retificar:

4° Passo – após isso, abra a guia “Identificação do contribuinte” e clique em “Declaração retificadora”. Logo após esse processo será solicitado o número de recibo da declaração que será retificada. Informe todos os números sem espaços ou pontos.

Se você precisa retificar sua declaração não perca tempo e faça o quanto antes, assim é possível diminuir qualquer chance de ser retido na malha fina.

Lembrando que se você identificou um erro em seu imposto de renda você tem até 30 de junho de 2020 para realizar a sua retificação e evitar a malha fina.

Qualquer dúvida estamos à disposição e aguardamos você no próximo artigo.

 979 Pessoas Leram este Artigo,  3 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *