Olá leitor, hoje vamos tratar sobre como identificar quando suas finanças estão chegando no limite, qual a hora de parar? Isso porque o a falta de controle sobre as finanças se dá pela desorganização, a falta de metas e objetivos, sem planejamento financeiro, e por buscar organizar as finanças apenas pautado no obvio que é o corte de gastos.

Um bom planejamento financeiro precisa de quatro passos, o primeiro diz respeito ao processo racional de administrar a renda, os investimentos e as despesas objetivando uma qualidade vida essencial e extra essencial, com um bom planejamento consegue-se: comprar um carro, uma casa, realizar viagens e ver a qualidade das finanças

Finanças | Wake Up Cobranças
Finanças | Wake Up Cobranças

As empresas têm a cultura de estabelecer metas e objetivos que são fiscalizados semestralmente ou anualmente, e porque na nossa organização financeira não fazemos o mesmo?

É preciso saber quanto se ganha durante o mês?
Quanto se gasta durante o mês?
O que se quer durante a vida?
Qual a qualidade das finanças? 

Portanto, temos que definir metas de curto (seis meses), médio (um ano e meio) e longo prazo (acima de 5 anos), os prazos precisam ser possíveis isso porque deve-se levar em consideração a sua renda, com organização e se empenhe em começar porque sem o começo do planejamento nada dará certo.

Vejamos o exemplo da dieta, diversas pessoas falam segunda feira eu começo, mas, para seu planejamento financeiro você precisa definir em qual segunda feira você irá começar, quanto vai custar esse planejamento, onde esse valor irá ficar. Qual partes das finanças precisam ser revisadas.

Fazer um bom Planejamento Financeiro definitivamente não está na lista das atividades mais prazerosas de nossa vida! E tão pouco se encontra na lista de prioridades da grande maioria das pessoas.

Da mesma forma que é difícil fazer regime (afinal, bom mesmo seria poder comer tudo aquilo que se gosta e na quantidade que bem entender), é preciso muita disciplina e força de vontade para se ter um bom planejamento financeiro e colocar as finanças em ordem. 

Apesar disso, esta atividade se torna cada vez mais importante nos dias de hoje, ainda mais em tempos de crise! O planejamento e o controle financeiro exigem das pessoas algo simples, mas ‘dolorido’: trocar uma satisfação imediata (a compra de uma roupa nova ou uma TV de última geração) por uma promessa de equilíbrio financeiro no futuro.

Isto pode parecer uma tarefa muito difícil, mas com o tempo, e um pouco mais de esforço e de disciplina, poderá se encaixar em nossa rotina e transformar nossas finanças.

Mas por que este Planejamento Financeiro é tão importante?

O Planejamento Financeiro nos ajuda não somente a economizar, cortar gastos, poupar e acumular dinheiro. É muito mais do que isso.

Ele nos permite buscar uma melhor qualidade de vida tanto hoje quanto no futuro, proporcionando a segurança material necessária para aproveitar os prazeres da vida e, ao mesmo tempo, obter uma garantia para eventuais imprevistos.

Dessa forma, fica mais fácil ter dinheiro para pagar as contas, estudar, sair com os amigos, casar, viajar, comprar um carro, comprar uma casa, educar os filhos, para os imprevistos da vida, para uma aposentadoria tranquila.

Finanças | Wake Up Cobranças
Finanças | Wake Up Cobranças

Planejamento foi feito para ser seguido. Lembre-se que existem muitas tentações no caminho. A partir de agora vem a outra parte da tarefa, também difícil, que é não gastar mais do que o seu Planejamento lhe permite.

Muitas armadilhas irão aparecer como aquele desconto impossível de se perder, aquele objeto de desejo que te hipnotiza, aquele momento “vou me dar um presente, eu mereço!”.

Você provavelmente vai tropeçar algumas vezes, mas não desista! Se você é daqueles que não consegue resistir às tentações, destrua o cartão de crédito, esconda o talão de cheque e siga adiante!

Aguardamos você no próximo artigo!

 606 Pessoas Leram este Artigo,  3 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *