Olá leitor, hoje vamos tratar de um tema muito importante para o seu negócio mecanismos para evitar a fraudes na sua empresa.

Isso porque ela gera prejuízos inesperados que afetam de forma direta o desenvolvimento do seu negócio, as práticas fraudulentas são cada vez mais recorrentes e por isso os mecanismos de defesa do seu negócio precisam ser ativos e atentos,

Vejamos algumas formas detalhadas de evitar fraudes na sua empresa:

Como evitar Fraudes na sua empresa | Wake Up Cobranças

1. Conhecer a equipe que trabalha no seu negócio

A equipe é um ponto central que fortalece seu sistema de segurança, por isso a importância de verificar as referências, experiências profissionais passadas, aspectos relacionados a moralidade, ética e avaliar durante a entrevista de emprego a possibilidade desse indivíduo se envolver com práticas fraudulentas.

Mas, como fazer essa avaliação? Diversas empresas aplicam questionários psicologicamente planejados para avaliar esse tipo de comportamento, uma conversa franca com sua equipe, avaliação das reações, todos esses sistemas colaboram para a escolha de uma boa equipe de trabalho.

2. Conhecer o cliente e fazer a varredura completa dos dados

Outro passo importante é a verificação dos dados do cliente, tanto quanto é importante um preenchimento correto dos dados cadastrais de seus clientes é obter uma foto de qualidade do cliente.

É importante quando se utiliza e-mails para continuação do diálogo com o cliente utilizar o sistema de verificação de dados, mecanismos similares ao captcha que vão de fato certificar que quem está acessando são pessoas reais e não robôs.

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3. Investir em sistemas confiáveis para pagamento

Quando se realiza vendas seja pessoalmente ou pela internet, a utilização de um site seguro é fundamental pois, ele armazena os dados do cliente, possibilita as transações bancárias, permite que boletos sejam gerados com seguridade e contendo os dados corretos para pagamento.

Ter um software responsável para essa emissão de boletos ajuda a evitar fraudes na sua empresa, no sentido de proteger a seu negocio e seus clientes de ataques, agregando confiança a marca da sua empresa no mercado.

3. Análise de documentos

Quando sua empresa já possui um sistema rígido de cadastramento, um site confiável para armazenar esses dados, um software para emitir os boletos, não pode-se esquecer dos recebimentos que são realizados pessoalmente naquelas compras efetuadas dentro de seu espaço físico.

Nesse sentido, compreendendo que as vendas são pagas em sua maioria em cartão solicitar a documentação para identificar quem está usando o cartão e se este possui autorização para utilizar o cartão evita diversos problemas futuros.

Já nas compras realizadas virtualmente ter o procedimento de verificar o CPF inscrito na compra, auxilia na diminuição de dados fraudulentos principalmente por ser comum a utilização de números cadastrais inválidos na tentativa de compra pela internet.

O site como o da Receita Federal pode auxiliar sua empresa para confirmar o nome do titular da compra, se sua situação está regular, evitando assim práticas fraudes na sua empresa.

Como evitar Fraudes na Sua empresa | Wake up Cobranças

4. Tenha um perfil de vendas e tenha cuidado com o valor da compra

Em outros artigos do nosso blog já tratamos sobre a questão de determinar um valor para compras no crediário, essa regra se aplica bem para todas as vendas ter um valor estipulado para que os dados sejam conferidos diretamente com o comprador.

Esse é um ótimo mecanismo contra fraudes na sua empresa e obriga que o usuário realize o processo de confirmação de dados com atenção, como idade e outros dados que vão personalizar o questionamento e caso perceba hesitação nas respostas tome providencias antes de finalizar a compra.

Além disso, ter um perfil de vendas é fundamental nele é possível observar com qual frequência esse cliente realiza compras, se o endereço permanece o mesmo em todas as compras, é a busca de padrão tanto no endereço quanto da quantidade de compras, caso perceba uma alteração entre em contato com o cliente.

Dessa forma, não existe um sistema único ou atividades que se colocadas em prática vão evitar as fraudes na sua empresa, mas sim, ações que podem preservar a saúde de seu negócio, mantenha contato com seu cliente, com o cadastrado devidamente atualizado e procure verificar as situações suspeitas.

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Nos vemos nos próximos artigos.

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

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