Existe a possibilidade de você ler esse texto e se questionar: Como assim não cobrar? Se você chegou aqui e fez esse questionamento PARABÉNS! Estamos juntos nesse processo de reconstrução onde a cobrança torne-se dispensável. É nesse aspecto que vamos compreender sobre fidelização, satisfação e objetividade, tratando de sistema de cobrança

É preciso que seja construída uma relação entre você empresa e seus clientes, isso porque os anos se passaram e houve uma evolução no mercado de compras, novas formas de concorrência, mais produtos nos mais variados preços e qualidades.   

Essa mudança também trouxe inovações sobre o perfil dos clientes, que deixaram de ir fisicamente nas lojas e passaram a movimentar o mercado virtual, e nesse sentido que saber a diferença entre fidelidade, satisfação e objetividade tornaram esse processo de relacionamento com o cliente uma experiencia única de atendimento, gerando assim, uma clientela que apesar de atrasar não deixa de cumprir seus  compromissos com a sua empresa, é isso que vamos aprender hoje.  

Resultado de imagem para fidelizar é diferente de satisfazer o cliente

A primeira parte é entender que fidelizar um cliente é diferente de satisfazer, isso porque a satisfação do cliente é uma das principais características que sua empresa deve ter para permanecer no mercado, você deve oferecer um produto de qualidade, sem enganação no que se refere a validade, pesagem ou quaisquer outras características do seu produto oferta-lo com qualidade gera a satisfação do seu cliente.

Porém, até mesmo os clientes satisfeitos podem ser inadimplentes, por diversos aspectos, daí a importância de proporcionar ao cliente a melhor experiência dentro do seu ramo, isso porque existem diversas lojas de roupas, diversos restaurantes, diversos shoppings, diversas livrarias. Então o que faz com que determinadas lojas de roupas, restaurantes, shoppings e livrarias estejam com demandas maiores?

A chave é saber como as inovações tecnológicas influenciam no processo de relacionamento com cliente, e o mais importante a cobrança faz parte desse relacionamento, juntamente com o sistema de cobrança. Ter um objetivo, repensar sobre como realizar uma cobrança fidelizando e satisfazendo o cliente, existem diversos questionamentos: quando cobrar? Como cobrar? Existe um período certo?

É nesse aspecto que se precisa quebrar um paradigma, a ideia de que a cobrança rápida é a solução é uma ilusão do mercado, pois, com o relacionamento digital com seu cliente você pode proporcionar de forma individualizada, e personalizada vejamos um exemplo:

1 – Sua conta está atrasada e você recebe a seguinte carta de cobrança:

Sra. Juliana Moura, informamos que seu débito consta em atraso há 30 dias, entre em contato com nosso setor de cobrança.

Percebamos que não sabemos a idade de Juliana, se é de fato uma senhora ou não, e percebemos que ao ler mensagem ela sabe que não foi criada especialmente para ela, compreendendo a importância dela, ao ler é perceptível ser apenas mais uma carta de cobrança. Agora vejamos uma recebe a seguinte carta de cobrança virtual, via whatssap:

Bom dia Juliana, existem novos lançamentos aguardando sua visita pessoal ou em nosso site, e temos um desconto para nossos clientes, ahh lembrando que você precisa estar em dia. Aguardo seu retorno, e se puder ajudar em algo mais estamos à disposição.

Compreender o momento certo, a forma certa de entrar em contato com seu cliente é também definir qual estratégia a sua empresa segue e deseja seguir. Isso porque o consumidor reconhece que tem uma dívida, mas, detesta ser cobrado, é nesse sentido que entre as mensagens acima percebemos uma preocupação de não realizar uma cobrança agressiva, mas, sim dar espaço para que o seu cliente compreenda a importância do seu negócio.

Agora vamos refletir sobre o paradoxo que existe entre a venda e a adimplência, questione as pessoas que estão agora a sua volta como ela se sentiria com a certeza de não receber nenhuma cobrança, logo perceberá a felicidade e até mesmo o alívio. De fato, estabelecer um relacionamento com o cliente é difícil, pois, as inadimplências existem e precisam ser solucionadas, não se trata de simplesmente não tocar mais no assunto, ou não reconhecer a dívida, cobrar de fato.

A abordagem é fundamental nesse processo, como na mensagem acima onde não foi realizada uma cobrança agressiva, mas, sim uma nova venda, transformando assim a adimplência como um requisito para novas compras, descontos, na realidade quando pensamos é uma estratégia de venda, deixamos de abordar nosso cliente como um setor de cobrança tradicional, para oferecer a adimplência como um prêmio, uma forma de valorização do cliente.

O reflexo de uma abordagem assim, personalizada, faz com que seu cliente se sinta respeitado, valorizado, e não se sinta pressionado em realizar o pagamento, mas, sim, ele realiza o pagamento e novas compras ele movimenta suas vendas, e cria-se um vinculo de satisfação porque o seu cliente sabe que não vai ser cobrado, e a melhor propaganda, ainda com todas as formas de evolução virtual é o boca a boca. 

É por compreender essa necessidade proporcionar ao seu cliente a melhor experiencia de atendimento que a Wake Up Cobrança busca personalizar o seu relacionamento, utilizando as ferramentas disponíveis, principalmente as virtuais. É importante acompanhar as mudanças do mercado e através de um gestor de cobrança modernizado, não invasivo, educado, proativo, presente em todos os horários que o seu cliente precisar através das mídias sociais.  

Vender é fundamental, por isso você precisa utilizar o seu tempo para proporcionar ao seu cliente a melhor experiencia de atendimento, compreender as expectativas da empresa e de sua clientela.

Vale a pena investir na experiencia do seu cliente, possuir uma equipe que compreenda ambas as necessidades que envolvem esse processo, vamos utilizar a tecnologia a favor dessa experiência. Tornar o relacionamento duradouro, saudável, vendendo a adimplência, mudando a abordagem revolucionando a forma de cobrar, ressaltar que é através adimplência que o consumidor pode ter cada vez mais uma experiência única no seu empreendimento.

Nossa forma de trabalhar é valorizar ambas as necessidades, e recuperar o crédito, fidelizar seu cliente, sugerir mudanças na abordagem através da tecnologia e assim deixar o cliente realizado, feliz, consumindo no seu empreendimento, esse é objetivo de nosso trabalho, vender a adimplência e não cobrar o seu cliente.

Já conhece nosso sistema de relacionamento de cobrança ?
Conheça nossas soluções sob medida para seu negócio, e aprenda com nossas consultorias e serviços a reduzira inadimplência e aumentar a lucratividade.

Aguardamos você no próximo artigo!  

 6,404 Pessoas Leram este Artigo,  21 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

1 comentário

NEGATIVAÇÃO OU PROTESTO: DESCUBRA QUAL DESSAS FERRAMENTAS PODEM AJUDAR O SEU NEGÓCIO | Wake Up Blog · Junho 23, 2020 às 5:19 pm

[…] justamente por isso que nos artigos anteriores falamos sobre o relacionamento com o cliente, o lado bom de não cobrar, alternativas amigáveis para solucionar o débito e assim diminuir o índice de inadimplência da […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *