Existe a possibilidade de você ler esse texto e se questionar: Como assim não cobrar? Se você chegou aqui e fez esse questionamento PARABÉNS! Estamos juntos nesse processo de reconstrução onde a cobrança torne-se dispensável. É nesse aspecto que vamos compreender sobre fidelização, satisfação e objetividade, tratando de sistema de cobrança

É preciso que seja construída uma relação entre você empresa e seus clientes, isso porque os anos se passaram e houve uma evolução no mercado de compras, novas formas de concorrência, mais produtos nos mais variados preços e qualidades.   

Essa mudança também trouxe inovações sobre o perfil dos clientes, que deixaram de ir fisicamente nas lojas e passaram a movimentar o mercado virtual, e nesse sentido que saber a diferença entre fidelidade, satisfação e objetividade tornaram esse processo de relacionamento com o cliente uma experiencia única de atendimento, gerando assim, uma clientela que apesar de atrasar não deixa de cumprir seus  compromissos com a sua empresa, é isso que vamos aprender hoje.  

Resultado de imagem para fidelizar é diferente de satisfazer o cliente

A primeira parte é entender que fidelizar um cliente é diferente de satisfazer, isso porque a satisfação do cliente é uma das principais características que sua empresa deve ter para permanecer no mercado, você deve oferecer um produto de qualidade, sem enganação no que se refere a validade, pesagem ou quaisquer outras características do seu produto oferta-lo com qualidade gera a satisfação do seu cliente.

Porém, até mesmo os clientes satisfeitos podem ser inadimplentes, por diversos aspectos, daí a importância de proporcionar ao cliente a melhor experiência dentro do seu ramo, isso porque existem diversas lojas de roupas, diversos restaurantes, diversos shoppings, diversas livrarias. Então o que faz com que determinadas lojas de roupas, restaurantes, shoppings e livrarias estejam com demandas maiores?

A chave é saber como as inovações tecnológicas influenciam no processo de relacionamento com cliente, e o mais importante a cobrança faz parte desse relacionamento, juntamente com o sistema de cobrança. Ter um objetivo, repensar sobre como realizar uma cobrança fidelizando e satisfazendo o cliente, existem diversos questionamentos: quando cobrar? Como cobrar? Existe um período certo?

É nesse aspecto que se precisa quebrar um paradigma, a ideia de que a cobrança rápida é a solução é uma ilusão do mercado, pois, com o relacionamento digital com seu cliente você pode proporcionar de forma individualizada, e personalizada vejamos um exemplo:

1 – Sua conta está atrasada e você recebe a seguinte carta de cobrança:

Sra. Juliana Moura, informamos que seu débito consta em atraso há 30 dias, entre em contato com nosso setor de cobrança.

Percebamos que não sabemos a idade de Juliana, se é de fato uma senhora ou não, e percebemos que ao ler mensagem ela sabe que não foi criada especialmente para ela, compreendendo a importância dela, ao ler é perceptível ser apenas mais uma carta de cobrança. Agora vejamos uma recebe a seguinte carta de cobrança virtual, via whatssap:

Bom dia Juliana, existem novos lançamentos aguardando sua visita pessoal ou em nosso site, e temos um desconto para nossos clientes, ahh lembrando que você precisa estar em dia. Aguardo seu retorno, e se puder ajudar em algo mais estamos à disposição.

Compreender o momento certo, a forma certa de entrar em contato com seu cliente é também definir qual estratégia a sua empresa segue e deseja seguir. Isso porque o consumidor reconhece que tem uma dívida, mas, detesta ser cobrado, é nesse sentido que entre as mensagens acima percebemos uma preocupação de não realizar uma cobrança agressiva, mas, sim dar espaço para que o seu cliente compreenda a importância do seu negócio.

Agora vamos refletir sobre o paradoxo que existe entre a venda e a adimplência, questione as pessoas que estão agora a sua volta como ela se sentiria com a certeza de não receber nenhuma cobrança, logo perceberá a felicidade e até mesmo o alívio. De fato, estabelecer um relacionamento com o cliente é difícil, pois, as inadimplências existem e precisam ser solucionadas, não se trata de simplesmente não tocar mais no assunto, ou não reconhecer a dívida, cobrar de fato.

A abordagem é fundamental nesse processo, como na mensagem acima onde não foi realizada uma cobrança agressiva, mas, sim uma nova venda, transformando assim a adimplência como um requisito para novas compras, descontos, na realidade quando pensamos é uma estratégia de venda, deixamos de abordar nosso cliente como um setor de cobrança tradicional, para oferecer a adimplência como um prêmio, uma forma de valorização do cliente.

O reflexo de uma abordagem assim, personalizada, faz com que seu cliente se sinta respeitado, valorizado, e não se sinta pressionado em realizar o pagamento, mas, sim, ele realiza o pagamento e novas compras ele movimenta suas vendas, e cria-se um vinculo de satisfação porque o seu cliente sabe que não vai ser cobrado, e a melhor propaganda, ainda com todas as formas de evolução virtual é o boca a boca. 

É por compreender essa necessidade proporcionar ao seu cliente a melhor experiencia de atendimento que a Wake Up Cobrança busca personalizar o seu relacionamento, utilizando as ferramentas disponíveis, principalmente as virtuais. É importante acompanhar as mudanças do mercado e através de um gestor de cobrança modernizado, não invasivo, educado, proativo, presente em todos os horários que o seu cliente precisar através das mídias sociais.  

Vender é fundamental, por isso você precisa utilizar o seu tempo para proporcionar ao seu cliente a melhor experiencia de atendimento, compreender as expectativas da empresa e de sua clientela.

Vale a pena investir na experiencia do seu cliente, possuir uma equipe que compreenda ambas as necessidades que envolvem esse processo, vamos utilizar a tecnologia a favor dessa experiência. Tornar o relacionamento duradouro, saudável, vendendo a adimplência, mudando a abordagem revolucionando a forma de cobrar, ressaltar que é através adimplência que o consumidor pode ter cada vez mais uma experiência única no seu empreendimento.

Nossa forma de trabalhar é valorizar ambas as necessidades, e recuperar o crédito, fidelizar seu cliente, sugerir mudanças na abordagem através da tecnologia e assim deixar o cliente realizado, feliz, consumindo no seu empreendimento, esse é objetivo de nosso trabalho, vender a adimplência e não cobrar o seu cliente.

Já conhece nosso sistema de relacionamento de cobrança ?
Conheça nossas soluções sob medida para seu negócio, e aprenda com nossas consultorias e serviços a reduzira inadimplência e aumentar a lucratividade.

Aguardamos você no próximo artigo!  

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

1 comentário

NEGATIVAÇÃO OU PROTESTO: DESCUBRA QUAL DESSAS FERRAMENTAS PODEM AJUDAR O SEU NEGÓCIO | Wake Up Blog · Junho 23, 2020 às 5:19 pm

[…] justamente por isso que nos artigos anteriores falamos sobre o relacionamento com o cliente, o lado bom de não cobrar, alternativas amigáveis para solucionar o débito e assim diminuir o índice de inadimplência da […]

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