Olá leitor, quem aí não recebe diariamente nas mídias sociais aquelas propagandas relacionadas aos produtos que você pesquisou no Google, e ainda a propaganda do Serasa Limpa Nome. Mas, essa propaganda é verdade? Veremos ao longo do artigo.

O Serasa Limpa Nome é a plataforma da Serasa Experian, intermediária online entre consumidores e 56 organizações parceiras. Para isso, as empresas devem realizar um cadastro para que dentro da plataforma se consiga gerar acordos de forma rápida e prática, dívidas também podem ser negociadas com bancos, universidades, cartões de crédito e operadoras de telefonia pela internet.

Serasa Limpa Nome | Wake Up Cobranças
Serasa Limpa Nome | Wake Up Cobranças

O consumidor pode obter descontos de até 90% por meio do site, além de imprimir boletos para pagar rapidamente o contrato. Além disso, a plataforma também permite monitorar o status de cada lote e visualizar o andamento de cada negociação. Para acessar o Serasa Limpa Nome, você deve criar um nome de login e uma senha. 

Que dívidas podem ser negociadas? Em primeiro lugar, só pode negociar dívidas com as 56 empresas parceiras da Serasa Limpa Nome.

O Serasa disse que, no site, está trabalhando para incluir mais instituições na lista. Levando em consideração que um dos principais problemas dos brasileiros é a questão da inadimplência plataformas digitais que levam a negociação são eficazes até um certo ponto, isso porque via de regra as dívidas que estão dispostas nessas plataformas são dívidas conhecidas como “sem perspectiva de recebimento”.

Ou seja, contas que não podem mais ser cobradas em decorrência da legislação que prevê que as contas não podem ser executadas após os 5 anos de inadimplência, mas, nada obsta que a negativação permaneça.

Pois, é uma forma de “lembrar” ao devedor daquela dívida. Assim, é muito importante que para saudar as dívidas se tenha um planejamento financeiro familiar.

De acordo com a legislação brasileira, toda empresa tem o direito de cancelar a caixa de previdência de qualquer consumidor um dia após o vencimento da conta. No entanto, a empresa prefere esperar alguns dias ou um mês para tomar medidas mais drásticas.

Serasa Limpa Nome | Wake Up Cobranças
Serasa Limpa Nome | Wake Up Cobranças

Geralmente, são necessárias taxas e muitas tentativas de negociação para chegar a um acordo. No entanto, se não houver acordo, o nome do consumidor será negativo.

Mesmo que o consumidor seja negado, a empresa pode recorrer à Justiça para obter os direitos que merece.

No entanto, há alguns aspectos a observar: cinco anos depois, a empresa não vetou a caixa de previdência central do devedor, nem enviou qualquer tipo de cobrança, não poderá mais fazê-lo.

Da mesma forma, vale a pena para a empresa negar a consumidores dentro de 5 anos, mas não processar o tribunal durante esse período.

Ou seja, se o credor pode negativar o nome da pessoa devedora apenas no prazo de 5 anos, passado esse prazo não terá recebido os pagamentos judiciais antes do decurso do prazo, não podendo, neste caso, entrar com o processo.

Obrigada pela atenção! Aguardamos você no próximo artigo!

 3,627 Pessoas Leram este Artigo,  18 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *