Olá leitor querido! Já faz um tempinho que não apareço por aqui (Editora Luciana), mas, estou muito feliz de estar de volta. Hoje vamos apresentar para vocês os motivos de contratar uma empresa de cobrança.

Seu empreendimento pode ser de pequeno, médio ou de grande porte, o que todos vocês têm em comum? A RELAÇÃO DE COBRANÇA.

Empresa de Cobrança | Wake Up cobranças
Empresa de Cobrança | Wake Up cobranças

Antes de explicarmos os motivos para contratação de uma empresa de cobrança, é importante ressaltar que o departamento de cobrança é essencial para o seu empreendimento, sobretudo quando uma das formas de pagamento inclui algum tipo de crediário ou parcelamentos. Isso porque, será através do estilo de cobrança de sua empresa que você conseguirá fidelizar seu cliente.

Vejamos no exemplo dos bancos: Antes do surgimento dos bancos digitais, os bancos físicos predominavam no mercado por serem as únicas opções de mercado dentro desse setor.

Porque alguns bancos fidelizavam mais os clientes?

Porque o acesso à informação, ao gerente, a emissão de boletos, a possibilidade de transferência, o próprio layout do aplicativo, esclareciam para aquele consumidor que naquele banco seria mais fácil a sua rotina bancária.

Nas empresas, a preocupação é múltipla: mercadoria, atendimento, local, pagamento de funcionários e proporcionar uma atenção maior ao departamento de cobrança faz todo o diferencial, isso porque o seu cliente deve se sentir seguro de realizar a comprar, e saber que no caso de atrasos ou até extravio do boleto a sua empresa vai estar de portar abertas para realizar esse atendimento, assim como é realizado no departamento de vendas.

Porém, um departamento estruturado de cobranças requer fiscalização, sistema, atendimento, tempo, e se você não consegue arcar com esse departamento?! A Wake Up é a sua solução, vejamos os motivos:

1 – INVESTIMENTO QUE RENDE ECONOMIA DE TEMPO E DE DINHEIRO

É muito importante ressaltar que tanto tempo quanto dinheiro são molas propulsoras do seu mercado de atuação. E encontrar meios de economizar é importante, porque ao delegar essa função você deixa de se preocupar com o processo de cobrança, pois você pode contar com uma empresa especializada no setor.

Possibilitando assim, como resultado para sua empresa otimização do tempo, realocação de recursos para outros setores, tendo a confiança que nesta empresa têm profissionais qualificados no segmento, além da tecnologia empregada através da secretária virtual Naty que responde dúvidas e interage com o cliente antes, durante e após a cobrança.

2. PROBLEMAS SÃO RESOLVIDOS COM RAPIDEZ

Na maioria dos casos, as empresas contratam seus próprios funcionários para cobrar taxas de curto prazo dentro de um mês após a data de vencimento. O objetivo dessa abordagem é reter clientes e tentar fazer com que comprem novamente o mais rápido possível. Após esse período, se não houver sucesso, as empresas tendem a recorrer à terceirização, ou seja, procuram empresas para realizar a cobrança e até mesmo a negativação nos casos em que isto é necessário.

Nesse sentido, quando já se tem um contrato firmado com uma empresa de cobrança ela assume e direciona todos os esforços na cobrança, além da experiência com atendimento ao cliente. Portanto, a sua empresa pode se beneficiar porque terá a garantia de um atendimento especializado com foco em receber as dívidas de forma eficaz. Portanto, esse é um dos principais motivos pelos quais as empresas têm buscado a contratação de empresas de cobrança, de modo a solucionar problemas de forma mais rápida e eficaz.

3. REDUÇÃO DA INADIMPLÊNCIA

Esse aspecto é muito relevante porque está diretamente relacionado às questões financeiras da empresa. A razão para a redução do índice de inadimplência é que a empresa de cobrança é responsável por todas as etapas do processo de cobrança, ou seja, fará tudo para fora. A combinação de notificações, contatos e negociações com o devedor resultou no recebimento e redução da inadimplência.

Empresa de Cobrança | Wake Up Cobranças
Empresa de Cobrança | Wake Up Cobranças

Também é importante observar que a queda na taxa de inadimplência permite que as empresas obtenham receitas previsíveis. Dessa forma, eles poderão manter a calma no plano de ação. Inclui a parte financeira, utilizada para expandir o investimento da empresa (lançar novos produtos, contratar funcionários, etc.), realizar atividades de marketing, etc.

4. SUA EMPRESA TEM O CONTROLE DOS RECEBIMENTOS

Ainda do lado financeiro, outro motivo para as empresas terceirizarem a área de cobrança é o controle efetivo dos recebimentos. Nesse ponto, geralmente são feitas as seguintes perguntas: Qual é a importância dessa abordagem? Quanto maior o número de clientes, mais difícil é a gestão do controle de recebimento da empresa. Cada nova fatura ou fatura vencida complicará a situação. Isso ocorre porque o cliente pode pagar as parcelas devidas posteriores. Se não houver um controle efetivo, o controle tardio pode ser esquecido.

É importante permanecer flexível e fornecer diferentes métodos de pagamento. Você pode aceitar saques bancários, cartões de crédito, cartões de débito, etc.

Dessa forma, aumenta a oportunidade de os clientes pagarem o que podem pagar, reduzindo o nível de inadimplência da empresa. O atendimento ao cliente é outro elemento essencial.

Portanto, é fundamental contar com profissionais experientes que entendam as melhores práticas de cobrança. Eles são treinados e qualificados para o contato e negociação eficazes com os clientes devedores, com o objetivo de receber dívidas.

Por último, mas não menos importante, as empresas de cobrança desempenham um papel consultivo. Neste sentido, é muito importante que na escolha da sua empresa de cobrança, ela observe e lhe forneça um relatório completo sobre os serviços prestados aos clientes devedores.

Isso permitirá que as organizações os conheçam e, portanto, possam organizar melhor suas finanças, pois farão uma estimativa precisa do valor de crédito que receberão em determinado mês.

Veja nossos outros artigos aqui.

 6,426 Pessoas Leram este Artigo,  48 Visualizações Hoje

Categorias: Saiba Mais

Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *