Olá leitor, temos tratado ao longo dos últimos artigos de dados importantes para o exercício administrativo de sua empresa, hoje vamos tratar sobre o DRE – Demonstração de Resultado do Exercício que é uma ferramenta utilizada para a gestão do negócio no sentido de apresentar dentro de determinado período detalhes sobre faturamento dentre outros aspectos concernentes a sua empresa.

Com a elaboração desse relatório consegue-se ter um panorama geral sobre como está avançando a gestão do negócio, dos custos e também das despesas e principalmente do lucro.

DRE | Wake up Cobranças
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Nesse sentido, recomenda-se a união de dois aspectos importantes o trabalho e organização humana e o auxílio da tecnologia para que se consiga realizar o DRE da sua empresa.

Existem programas gerenciais que ofertam esse suporte gratuito e ilimitado, mas vale apena investir em softwares que vão realizar esse balanço seja de forma mensal ou semestral de modo a apresentar sobre a receita bruta, deduções e abatimentos, receita líquida, custo de produtos vendidos e o lucro bruto.

Mais quais são os principais elementos para criar um relatório de DRE?

  1. Receitas: Onde serão lançadas todas as entradas que ocorreram no caixa seja na venda de produtos, com a prestação de um serviço, com o recebimento de juros, através dos rendimentos de investimentos financeiros, com direito que a empresa possui sobre itens de sua propriedade.
  2. Deduções e abatimentos: Devem ser lançados todos os tipos de descontos sobre essa receita, sejam impostos, salários, descontos, devoluções de vendas.
  3. Receita líquida: Para se chegar a receita líquida é necessário conseguir o resultado total das receitas subtraindo o total das deduções e dos abatimentos.
  4. Custo de vendas: Esse ponto é muito importante no seu relatório porque será possível definir quais os custos com as vendas e os gastos que a empresa gera para que se mantenha com as portas abertas e prestando o serviço dentro de um padrão de qualidade, esses custos devem incluir a compra da matéria-prima ou produtos acabados e ao frete pago ao fornecedor.
  5. Lucro bruto: É o resultado ou valor restante depois que todos os custos são subtraídos da receita.
  6. Despesas administrativas: Podem ser classificadas como despesas fixas que delas dependem o funcionamento da empresa a exemplo: agua, luz, aluguel, telefone gastos considerados essenciais para o funcionamento.
  7. Despesas com vendas: São aqueles custos que se tem com o pós-venda através do pagamento comissões.
  8. Despesas financeiras: São aqueles pagamentos de multas juros, variações cambiais quando sua empresa possui um enfoque no e-commerce ou trabalha com produtos importados).
  9. Dedução do IRPJ (Imposto de Renda de Pessoa Jurídica) e da CSLL (Contribuição Social sobre o Lucro Líquido): Uma empresa em situação regular deve manter os pagamentos dos impostos em dia justamente para se evitar cobranças ou débitos junto a fazenda pública e quando pagamento é realizado de forma diluída torna-se mais fácil a administração das despesas assim, dilui-se essas contribuições sob o valor do faturamento.
  10. Resultado líquido: Apenas após todos esses descontos e levantamentos é que se chega ao resultado líquido o lucro bruto aquele que pode ser usufruído pelo proprietário.  
DRE | Wake up Cobranças
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Dessa forma, preocupe-se em manter-se atualizado no sentido administrativo e financeiro (DRE) sobre a sua empresa, além da preocupação com outros aspectos como atendimento e o próprio setor de cobrança.

Isso porque clientes que procuram a sua empresa para realizar uma negociação, mas, não conseguem pela falta de flexibilização das condições de pagamento podem se tornar prejuízos que não serão recebidos não porque o cliente não quis pagar mas, sim porque ele não conseguiu condições adequadas as suas necessidades para realização do pagamento.

Gostou do artigo sobre DRE? Deixe suas dúvidas nos comentários abaixo.
Aguardarmos você no próximo artigo!

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

1 comentário

Pjones · Outubro 16, 2020 às 10:57 am

Olá, estou passando para dar uma olhada. Parabéns pelo
site. Vou recomendar para interessados nesse nicho de
mercado. Voltarei outras vezes. Até logo!

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