Você sabia que as startups têm ganhado cada vez mais espaço no setor de cobrança? Veremos a seguir quais as vantagens e os principais desafios desse seguimento!

Para compreender a ideia de startatup é necessário conceituá-la, são empresas recém criadas com modelos de negócios inovadores em todos os seguimentos possiveis, segundo Brasscom (2018, p. 3) “Durante a década de 90 uma grande explosão de empresas Startups de tecnologia surgiu no Vale do Silício na região da Califórnia, situada nos Estados Unidos, região que desde os anos de 1960 é local de nascimento de gigantes globais de TI”.

Vale ressaltar que as startups não são obrigatoriamente ligadas à internet, porém realizar essa conexão com o seu cliente através das mídias sociais é poupar aqueles mecanismos de cobrança por vezes ineficazes e com alto custo de manutenção, um exemplo desse tipo de cobrança são os cobradores:

Quem nunca teve um cobrador pessoalmente na sua porta, como seu Madruga???

Geralmente associado a montantes pequenos de valor. O que querermos ressaltar é que independentemente a monta que seu cliente esteja te devendo seja alta ou baixa ser parceiro de uma startup de cobrança é compreender que diversos aspectos sociais passaram por reformulações e você como empreendedor que busca o melhor para o negócio também deve buscar a melhor forma de realizar cobrança.

Se você ainda não leu nosso artigo “O lado de bom de não cobrar”, dê uma passadinha lá para compreender o diferencial da nossa startup no que se refere ao setor de cobrança. Isso porque buscamos realizar entre você e seu cliente uma relação de consumo firme e continua. A inovação tecnológica permite que entremos em contato com o seu cliente de maneira personalizada para compreender o porque do atraso, mas, também realizar um processo de fidelização do seu cliente.

O surgimento da internet e seu aperfeiçoamento até se tornar parte do cotidiano humano foi o principal propulsor das startups, pois com a propagação possível através da internet o grupo de pessoas trabalhando com ideias inovadoras passou a ter mais mecanismos para subsistência.

Outro aspecto que você precisa estar atento é a questão da cobrança abusiva, isso porque nos últimos anos o Código de Defesa do Consumidor – CDC passou a se preocupar com esse aspecto da relação de consumo, pois, segundo os termos do artigo 71 do CDC:

utilizar, na cobrança de dívidas, de ameaça, coação, constrangimento físico ou moral, afirmações falsas incorretas ou enganosas ou de qualquer outro procedimento que exponha o consumidor, injustificadamente, a ridículo ou interfira com seu trabalho, descanso ou lazer. Pena: Detenção de três meses a um ano e multa”.

Percebemos a partir deste dispositivo que o modelo de cobrança pessoal, por vezes realizado em ambiente e horário inadequado trazia consequências jurídicas para a empresa que buscava receber uma dívida de seu devedor e com certeza perdia diversos clientes por aplicar essa prática de cobrança.

DAS VANTAGENS DE UMA STARTUP DE COBRANÇA

Se você deixou de praticar a cobrança nos padrões que ao invés de ajudar sua empresa só prejudicava, você já deu um GRANDE PASSO! Outra decisão acertada é compreender que a realização da cobrança precisa ser feita por terceiro, apesar de ser levado em consideração aspectos de custo benefício, tratativa e recebimento de valor por terceiro, os pontos positivos se sobrepõem as dúvidas e aspectos negativos que você encontre sobre essa relação entre a sua empresa e uma startup.

  1. Resguarda o bem estar do seu cliente através de uma cobrança personalizada e os argumentos corretos;
  2. Atua em conformidade com a legislação e com responsabilidade civil, pensando nos argumentos a serem utilizados com o seu cliente e compreendendo qual o momento certo de litigar na justiça pela cobrança do seu dinheiro;
  3. Retirada a estratégia de ligação incessante e cobrança pessoal, para uma abordagem direta através do WhatsApp de seu cliente respeitando sua individualidade e realizando a negociação de forma imediata;
  4. Comprometimento com a empresa;
  5. Secretária eletrônica e virtual;
  6. Acessibilidade para seu empreendimento.

Dentre tantas outras formas de acompanhar a sua cobrança e criar um vinculo entre você e seu cliente, assim trabalhar com startups de cobrança é inovar no aspecto de não realizar uma cobrança abusiva, ou ainda realizar infrações legais por não cumprir os preceitos do Código de Defesa do Consumidor, a atuação com a cobrança deve ser consciente, cordial e parcial, e isso é o que a startup proporciona ao seu negócio.

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Aguardamos você no próximo artigo!  

REFERÊNCIAS

BRASSCOM. Startups. Brasscom – Associoação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação. 2018.

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

1 comentário

COBRANÇA PELAS REDES SOCIAIS – Wake Up Blog · Maio 21, 2020 às 6:51 pm

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