Olá caro leitor! Hoje vamos tratar sobre a importância de se ter uma política de crédito na empresa como forma de reduzir o índice de inadimplência, diversos estudos têm chegado a conclusões práticas sobre formas de implementar uma política de crédito de modo a reduzir os riscos de uma possível inadimplência buscando cada vez mais o aprimoramento das relações comerciais com seus clientes…

A concorrência das empresas demonstra um cenário em que o diferencial se apresenta em pequenas características, dentre elas a produção de formas de conquistar e fidelizar o cliente de modo a manter-se no mercado. Uma das preocupações que deve ser tratada entre você empresário e empreendedor e a empresa de cobrança contratada é sobre uma política de crédito, isso porque a preservação da saúde financeira da sua empresa é um principal motivo do elo entre você e uma equipe especializada em cobrança.

A sua empresa deve ter confiança na empresa de cobrança e nas mudanças que serão sugeridas ao longo do contrato.

Mas, antes devemos saber o que é uma política de crédito? Ela é composta por uma análise comportamental referente ao pagamento do cliente, bem como uma análise detalhada sobre aspectos relacionados a outras restrições, é muito importante conhecer o cliente. Para Santos (2011) a partir da concessão de crédito, deve-se acompanhar continuamente como o cliente vem efetuando seus pagamentos, a fim de investigar se ocorreram registros de restrições que possam afetar sua capacidade de pagamento, e em certos casos, fazer com que clientes idôneos se tornem inadimplentes.

O relacionamento com o cliente torna-se inevitável, ter uma relação de proximidade com ele tornará essa análise cada vez mais eficaz, compreendendo aspectos de poder de compra, comprometimento da  renda, isso porque a depender do seu negócio, qual o valor da sua mercadoria o comprometimento da renda deve ser levado em consideração, saber se existe a possibilidade de em um futuro próximo este cliente priorizar despesas cotidianas face ao pagamento do débito com a sua empresa.

 Quando a sua empresa se propôs a conceder crédito, logo o quantitativo de clientes aumentou, mas, a partir do momento em que uma empresa trabalha com a concessão de crédito ela está sujeita a clientes com diversos perfis por isso a importância do desenvolvimento de uma política de crédito, que aumente o volume de suas vendas com o mínimo de inadimplência, nesse aspecto existem métodos que capazes de realizar essa análise.

Vejamos alguns passos para construção de uma política de crédito:  

  1. Possuir prazos definidos, normalmente contados da data da emissão da fatura (30 dias, 60 dias);
  2. Política de desconto definida levando em consideração a necessidade de um abatimento do preço de venda quando o pagamento é a vista ou em curtos prazos.
  3. Concessão do crédito, é uma das formas de aumentar a clientela de facilitar a venda, nessa etapa a avaliação dos critérios de concessão de crédito levando em consideração o risco e a capacidade de endividamento do seu cliente.

Nessa etapa deve-se consultar o nome do cliente nos sistemas de proteção de crédito, levar em consideração as inadimplências quando existentes, ponderar o prazo para pagamento, considerando esse valor como possível entrada de caixa, para os clientes de todos perfis. Isso porque situações alheias a vontade do pagador pode ocorrer e sua empresa não pode conceder crédito além de um limite de segurança para seu faturamento, pois, o não recebimento gera consequências mais graves para sua empresa.

Daí a importância de conhecer seu cliente e compreender que situações adversas podem ocorrer, ter um contrato com uma empresa de cobrança é firmar um compromisso com a saúde do seu empreendimento compreendendo que cobrar insistentemente não é a solução, conseguir criar uma relação com seu cliente através da fidelização é o que se busca dentro da relação de cobrança, dentro de uma relação de consumo não se busca a negativação, ou ainda o acionamento da justiça, mas, sim solucionar o débito de forma que a experiência do seu cliente seja única e ele possa se tornar um cliente assíduo na sua empresa.

É muito importante que você enquanto gestor tenha a preocupação de compreender o que é uma boa análise de crédito e como a empresa de cobrança pode auxiliar nesse aspecto, pois, a venda é fundamental para o seu negócio e fidelizar o cliente com adimplência é o objetivo do nosso trabalho, a melhor experiência de fidelização você encontra com a nossa equipe.

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Aguardamos você no próximo artigo!  

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Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

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