Olá leitor, hoje vamos tratar sobre outra ferramenta encontrada dentro do curso de administração que se aplica a sua empresa a teoria do lucro social, isso porque o lucro exerce o papel de métrica para avaliação de empresas e consequentemente de sua gestão.

Uma das principais ciências que buscam seu debate dentro do ambiente da administração emergindo uma discussão que vem ganhando ainda mais corpo nos últimos anos, devido ao aumento da complexidade do cenário envolvendo o processo de gestão das organizações e o requerimento de informações de melhor qualidade para a tomada de decisão empresarial.

Lucro Social - Wake Up Cobranças
Lucro Social – Wake Up Cobranças

Veja-se que para Frezatti (2000), a Gestão do Valor na empresa é um tema essencial no mundo globalizado e que tem preocupado e chamado à atenção da comunidade acadêmica e mercado empresarial, com objetivo de proporcionar condições e medidas objetivas para sobrevivência e adequação de desempenho.

Compreender essa sistemática auxilia no processo de administração e gestão da empresa de qualquer seguimento, e constrói base sólida para auxiliar a tomada de decisões, ou seja, deve-se consistir de número adequado de indicadores, os quais podem suportar o processo de tomada de decisão, fornecendo representações claras e verdadeiras do desempenho.

Os diversos profissionais que precisam lidar com a administração de uma empresa devem criar competências no sentido de contribuir com os mecanismos de governança, reduzindo o impacto dos conflitos, os quais surgem quando a equipe empresarial possui interesses conflitantes, ou seja, quando a administração não consegue andar em ritmo constante e os seus interesses pessoais acabam em primeiro lugar e isso prejudica o andamento da empresa.

Os mecanismos de controle gerencial contribuem para que uma empresa, formada por pessoas com interesses diversos, possa obter sucesso através da coordenação destes interesses (LOPES, 2012). Os administradores, frequentemente, referem-se a dois conceitos econômicos, baseados da observação da realidade, como pontos de partida lógicos para a definição de um conceito de lucro em termos contábeis.

 Esses dois conceitos são a variação da riqueza e a maximização de lucro sob condições especificadas de estrutura de mercado, demanda de produtos e custos de fatores de produção (HENDRIKSEN; VAN BREDA, 2010). Dessa forma, há que se levantar o seguinte questionamento: a busca desenfreada por lucro é premissa básica do liberalismo ou do socialismo?

O contexto social no qual está inserido os estudos de Durkheim é marcado pela transição de uma forma de Estado para o contratualismo social que a partir das diferentes formas de organizar e lhe dar com a sociedade demarcou um período de legitimação para vida em sociedade, levando em consideração os reflexos da Revolução Industrial.

Lucro Social - Wake Up Cobranças
Lucro Social – Wake Up Cobranças

Esta influiu para existência de efeitos sociais nas falhas do mercado liberal voltados principalmente para discrepância de privilégio e benefícios entre o capital e o trabalho, é nesse contexto social de mudança administrativa e social que surge Durkheim influenciado pelo socialismo buscando consolidar a sociologia como uma ciência que estuda os aspectos sociais advindos dos fatos e das relações.

O socialismo pode ser compreendido como um sistema econômico voltado para pós mercadoria, dessa forma diz-se que a produção é realizada para que sejam agregados valores nos produtos que satisfazem as necessidades humanas e nas demandas econômicos.

Dessa forma, em resposta ao questionamento acima podemos citar que o lucro é uma premissa básica do socialismo que acredita nas recompensas de determinados esforços, ou seja, o lucro, exerce um papel fundamental e torna-se um contraponto da teoria defendida pelo liberalismo.  

O liberalismo por sua vez pode ser caracterizado pela não interferência estatal nas relações e liberdades individuais e que todos os seres humanos possuem a mesma capacidade para o trabalho, esse sistema surge como contraponto do antigo regime formado por monarquistas e absolutistas que dominaram as potencias europeias.

Isto não se tem um apego ao lucro dentro dessa sistemática, mas, sim a libertação ode um sistema opressivo que ponderava a economia como principal fator de movimentação e evolução social.

Os críticos mais radicais adeptos do liberalismo econômico e conservadores da socialdemocracia acusam os sociais-democratas de inspirarem-se no socialismo.

Enquanto doutrina política, o socialismo científico de Karl Marx visava criar um Estado comunista em que a propriedade privada seria extinta e o Estado tomasse conta de toda a economia, por meio de um governo autoritário.

Parte da crítica liberal contra a socialdemocracia pode até fazer sentido, pois os sociais-democratas pensam em uma expansão do Estado para a criação de organismos que permitam a oferta de serviços básicos à população, como hospitais, escolas públicas e intervenções sociais (como auxílios para desempregados, plano de previdência pública etc.).

No entanto, a principal pauta capitalista e liberal é mantida na socialdemocracia, enquanto os socialistas rechaçam-na: a propriedade privada. Dessa forma, a socialdemocracia pode contribuir para construção de um índice menor de desigualdade social uma espécie de equilíbrio social e econômico.

Assim a teoria do lucro social reforça a ideia de lucro adquirido dentro de um período a ser verificado, pode ser considerado como lucro líquido encontrado no DRE, ele busca demonstrar como o mercado respondeu a sua política de venda, e se apresenta como um acrescimo ao patrimônio do gestor ou proprietário da empresa, ele dependerá de aspectos que vão além da relação entre credor e cliente.

O lucro depende da situação político econômica do país, da localidade da empresa, da forma de recebimento e outros aspectos.

Aguardamos você no próximo artigo!

 9,264 Pessoas Leram este Artigo,  13 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *