Olá leitor, se você nos acompanhou nos últimos artigos deve ter percebido que já tratamos de diversas plataformas de pagamento, mas, nós que lidamos com tecnologias sabemos que todos os dias são criadas novas ferramentas e plataformas.

Dentre elas a PIX surge como uma ferramenta para igualar as instituições bancárias em relação a prestação de um serviço que já estava disponível em bancos digitais, tais como transferência sem cobrança de taxa para qualquer banco, pagamento 24 horas.

PIX - Wake Up Cobranças
PIX – Wake Up Cobranças

Via de regra, a utilização da plataforma de pagamento, transferência via TED e DOC ocorria apenas nos dias uteis, e inclusive nos feriados nacionais havia a suspensão dessas atividades bancárias com abertura apenas para agendamento.

A migração para os bancos digitais ocorreu de forma drástica porque os clientes buscavam uma ferramenta que não cobrasse a utilização de seus serviços, isso porque nos bancos convencionais além das taxas de transferência, ainda se paga mensalmente a cesta ou tarifa da conta.

A proposta do PIX é a possibilidade de transferir e receber dinheiro sete dias por semana, vinte quatro horas por dia, essa plataforma é uma criação do Banco Central do Brasil e todas as instituições financeiras e bancos podem oferecer essa modalidade de pagamento para seus clientes. Assim, como temos as modalidades de TED, DOC, Cartão de Crédito e Boleto a nova forma de pagamento será a PIX.

E como ela se aplica ao nosso cotidiano? Através da realização de transferências sem cobrança de taxa, fazer pagamentos em estabelecimentos, pagamentos à entes governamentais, transações entre estabelecimentos.

Mas porque usar o PIX? A principal proposta dessa plataforma é que todas essas transações sejam realizadas em 10 segundos.

Porém, o que acontece é que essa plataforma abriu um período para cadastro de chaves desde 05 de outubro de 2020, mas muitas pessoas acreditavam já ser possível utilizar a plataforma.

O cadastro das chaves antes do lançamento da plataforma é uma forma de não sobrecarregar o sistema, isso porque cada conta poderá utilizar uma chave diferente, por exemplo: Você possui contas no Banco do Brasil, Bradesco, Caixa e Nubank você deverá gerar para cada banco uma forma de chave.

Banco o Brasil – CPF

Bradesco – E-mail

Caixa – Número de Celular

Nubank – Chave aleatória

PIX - Wake Up Cobranças
PIX – Wake Up Cobranças

Para instituições com 500.000 ou mais contas, sejam de poupança, à vista, de pagamento, etc., a adesão à plataforma é obrigatória. Para usuários com base pequena, a participação será opcional e não é necessário ativar este produto em novembro.

Os bancos podem fornecer serviços aos clientes estabelecendo uma taxa de cobrança, mas, o Banco Central acredita que esta possibilidade não deve ser concretizada devido à concorrência do mercado.

O PIX também será importante para facilitar o pagamento de taxas governamentais, como os pagamentos feitas via Guia de Recolhimento da União (GRU).

Assim, a plataforma PIX vai inovar as formas de transacionar e dar maior celeridade nas transferências de valores, pagamentos de valores, em novembro ela começara de fato a funcionar, vamos aguardar!

Obrigada pela atenção! Até o próximo artigo!

 5,598 Pessoas Leram este Artigo,  20 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *