Olá leitor, hoje vamos tratar de mais uma inovação tecnológica que vai ser bastante útil no seu dia a dia empresarial a partir do segundo semestre de 2022, o Banco Central do Brasil se estrutura para lançar o PIX Garantido.

Antes de compreendermos sobre o PIX Garantido, vejamos um pouco da história dos crediários e das formas de pagamento no Brasil, isso porque a utilização de um crediário nas empresas tem passado ao longo dos últimos anos por diversas mudanças.

Em 1950 surgiu no Brasil surge a modalidade de crediário de modo que o consumidor conseguiria diretamente com a empresa realizar suas compras, e esta relação seria fundamentada em um boleto próprio, canhotos sem código de barra, notas promissórias, e apenas 1968 é que o cartão de crédito ganha um espaço dentro da realidade do consumidor brasileiro.

PIX Garantido | Wake Up Cobranças
PIX Garantido | Wake Up Cobranças

Toda a inovação passa por um período de adaptação, até 2010 a utilização de crediários próprios tornou-se infimamente superior a utilização de cartões de crédito, porém, com a grande incidência da inadimplência, os empreendedores e empresas sentiram a necessidade de incorporar os recebimentos em cartão de débito e crédito de modo a evitar o aumento do índice de inadimplência, e o crediário próprio passou a ser uma ferramenta que analisava profundamente o perfil daquele consumidor.

Apenas em 2020 é que o Brasil conheceu a plataforma PIX que é uma plataforma de pagamento, transferência e recebimento instantânea que funciona 24 horas por dia e 7 dias por semana, facilitando assim a realização da rotina de recebimentos pessoais e diversos empreendedores.

Apesar de bastante recente, essa inovação foi bem aceita pela sociedade brasileira, sobretudo para a população mais jovem que já está habituada como uso da tecnologia, neste aspecto por compreendermos a relevância do PIX para o Brasil e sua consequente aderência que pode ser vista, inclusive nos vendedores ambulantes de pipocas, picolés e sinais de transito que já realizam seus recebimentos via PIX, o BACEN – Banco Central do Brasil, estuda a possibilidade de lançamento do PIX Garantido.

Se você acredita que o PIX fez toda a diferença na sua rotina de recebimentos, levando em consideração as taxas de máquinas de cartão, sobretudo para funcionalidade débito, vamos apresentar o PIX Garantido, que é um aperfeiçoamento da plataforma PIX.

Ela pode substituir substancialmente o cartão de crédito, pois, ele busca a garantia de transações de transferências futuras, de modo que o empreendimento de fato recebe aquele valor agendado e cabe ao titular da conta realizar a quitação com a instituição financeira.

Deve-se destacar que não se trata de uma transação por agendamento, que pode ser desfeita pelo titular da conta posteriormente, mas, sim uma ação iniciada pela empresa de cobrança que consegue realizar o bloqueio do valor na conta do titular, desde que tenha sua devida anuência.

Ou seja, o PIX Garantido será uma forma de agendar um pagamento de modo similar ao cartão de crédito, fornecendo a empresa a garantia do recebimento e ao titular da conta a garantia da cobrança.

Como exemplo podemos citar as empresas de aluguéis de veículos e reservas de hotéis que via de regra pedem um valor como garantia, neste sentido, com o PIX Garantido seria possível realizar uma transação bastante semelhante com o cartão de crédito, porém, SEM CUSTO ou JUROS ou ROTATIVIDADE no que se refere a questão bancária (Algo extremamente benéfico ao consumidor). Mas, como funcionará esta função?

PIX Garantido | Wake Up Cobranças
PIX Garantido | Wake Up Cobranças

Os lojistas, varejistas e prestadores de serviço poderão criar QR Codes Impressos para receberes seus pagamentos de forma parcelada, e junto ao cliente realizar a leitura dos mesmos e receber o comprovante da garantia de pagamento, as cobranças poderão ser para datas futuras e inclusive o lojista poderá atribuir os juros, multas e descontos que são presentes nos boletos, assim a partir de 2022 será possível que o usuário realize suas transações como compras parceladas através do PIX Garantido.

Assim, se você consumidor ou você empreendedor quiser utilizar estas inovações da plataforma PIX será necessário apenas a habilitação o tipo de conta que possui seja Pessoas Física ou Jurídica e ter cadastrada uma chave de utilização: CPF, CNPJ, e-mail, telefone ou chave aleatória.

E você o que achou dessa inovação na plataforma PIX?

Aguardamos você no próximo artigo! Qualquer dúvida deixe nos comentários!

 3,560 Pessoas Leram este Artigo,  56 Visualizações Hoje


Luciana Lima Wake Up

Graduada em Direito pelo Centro Universitário de Goiás. Pós graduanda em Direito do Trabalho e Processo do Trabalho pela Anhembi Morumbi. Redatora de textos acadêmicos e na área de cobranças pela Wake Up Cobranças.

0 comentários

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *